terça-feira, 18 de outubro de 2016

Summer Camp (2015): quando os clichês de filmes de terror fazem rir


Durante muito tempo, um dos grandes filões dos filmes de terror tiveram como cenário acampamentos, na onda do sucesso de franquias como Sexta-Feira 13. Um nicho, entretanto menor que o ainda atual tema que talvez predomine nas produções do gênero há alguns anos, os zumbis. O filme de horror espanhol Campamento del Terror (ou Summer Camp, título original em inglês) une as duas coisas em uma história que não se leva muito a sério.

Quatro jovens naturais dos Estados unidos vão durante as férias trabalhar como monitores no interior da Espanha, em um acampamento que tem como base um velho e enorme casarão. A história começa a tomar rumo quando um cachorro, entre os animais que ficam ali, começa a demonstrar sinais semelhantes aos da raiva. É o momento em que se inicia uma infecção que se espalha, transformando o local no palco de inúmeras perseguições que podem custar a vida dos protagonistas.

No ponto em que a epidemia impera, o longa se transforma praticamente em uma típica comédia de erros, apesar do horror continuar. A parte de humor fica justamente pelas situações que vão se encadeando a partir das transformações que vão ocorrendo nos personagens, com um diferencial em relação a outras narrativas de zumbis: os danos não são permanentes, ou seja, depois de um período infectada a pessoa volta ao estado normal. Isso torna a corrida pela sobrevivência mais imprevisível e, por que não, divertida para quem assiste.

Alberto Marini consegue fazer de Campamento del Terror um filme que mistura com inteligência os clichês de películas do gênero, não se levando a sério o suficiente para irritar quem assiste, o que torna muitas produções pra lá de pretensiosas. Pelo contrário, quem quiser uma diversão descompromissada e com um nível superior à média, ainda que sem grandes expectativas, vai encontrar um bom passatempo.



Summer Camp (2015)
Espanha
Diretor: Alberto Marini
Elenco: Diego Boneta, Maiara Walsh, Jocelin Donahue, Andrés Velencoso
Duração: 1h21
Cotação: 6/10
Disponível no Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário